O programa:
O projeto prevê a utilização de até 101 mil bolsas até 2015 para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação.
Até o momento foram distribuídas pouco mais de 40 mil bolsas, e com o sucesso do programa ele devera ser estendido para bem mais além de 2015, dando oportunidade para vários estudantes ainda. A bolsa tem duração de 1 ano até 1 ano e meio quando é feito curso de imersão no idioma.
Como se inscrever:
Você deve ficar atento nas chamadas que abrem normalmente no inicio e no meio de cada ano, através do site http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/home, também deve verificar se a sua universidade faz parte do programa e procurar o coordenador do CsF da sua instituição para maiores esclarecimentos, pois além de fazer a inscrição no site do programa, você deve faze-la junto a sua universidade também. Os requisitos para participar do CsF é estar matriculado em algum dos cursos que são abrangidos pelo programa, ter nota minima de 600 pontos no enem e um teste de proficiência na linguá do seu pais de destino.
Após ser homologado:
Depois de ter se inscrito no site e na sua universidade você recebera um e-mail de homologação de ambas, assim dando sequencia para as próximas etapas, serão meses de espera de e-mails e correria atrás de documentos como carta de recomendação de alguns professores seus, tradução de histórico que para alguns países tem que ser juramentado e o preenchimento de vários documentos , mas no final tudo compensa após receber o ToA que é o documento que fala para qual universidade você ira, só não pense que a correria acaba ai, ainda tem o processo de retirada do visto.
Terms of Appoinment (ToA) em mãos:
Agora com o seu ToA em mãos, ou melhor no e-mail pode comemorar e arrumar as malas, por que a não ser que você desista, você ira viajar SIM.
Como foi o meu processo:
Bom Eu e mais uma galera ( 30 mil pessoas ) nos inscrevemos para Portugal, mas como o governo decidiu cancelar as inscrições para aquele país, nos foi dado a oportunidade de escolher outro destino e ainda fazer um curso de idioma ( pré academic ) antes de começar o curso normal. No meu caso escolhi os Estados Unidos e fui alocado para University of Alabama at Birmingham.
Agora é arrumar as malas, e Boa Sorte para quem for se inscrever nas próximas chamadas.
See you
Nenhum comentário:
Postar um comentário